A celeuma criada pela desfiliação em massa de parlamentares do Podemos após o partido passar para as mãos do deputado estadual Abdala Fraxe ganhou um novo capítulo com a resistência da presidente nacional da sigla, Renata Abreu em assinar a carta de desfiliação do deputado Wilker Barreto.
Conforme Barreto, desde o último dia 9 ele aguarda um posicionamento oficial do diretório nacional do Podemos quanto ao seu pedido de desfiliação que, até agora, não foi concretizado. Descontente com os rumos do Podemos, o deputado informou que apesar disso “respeitará todas as etapas do processo de desfiliação. Desta forma, aguardo a confirmação da carta através da Presidente Nacional do Podemos”, afirmou ele por meio de nota enviada ao Portal O Convergente.
O deputado informou ainda que caso o Podemos retarde ainda mais o processo de desfiliação, descarta fazer “uso de meios jurídicos para que a desfiliação seja de fato concluída”. Barreto aguarda a finalização do processo para formalizar sua filiação do Democratas.
“Me utilizarei de todos os remédios jurídicos para que possa ingressar em outro partido, uma vez que, como líder da oposição na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas não concordo com os novos rumos do Podemos no Amazonas. Esta decisão é irrevogável”, afirmou.
Saída do Podemos – A decisão de deixar o Podemos foi anunciada pelos deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas no dia 9 de julho. Os dois, que faziam parte do diretório regional do partido, foram pegos de surpresa e anunciaram a saída da legenda durante uma coletiva de imprensa.
Na ocasião os vereadores Amon Mandel e Professora Jacqueline também confirmaram as suas saídas do partido em protesto, após a presidente nacional do partido, Renata Abreu transferir o comando do partido no Estado para o deputado Abdala Fraxe.
Os parlamentares ainda não sinalizaram de fato os partidos que vão ingressar após ocorrido, mas o que se ventila nos bastidores da política local é que Dermilson deve se filiar ao MDB, onde o parlamentar já estaria em tratativas, ou no Democratas, seguindo a linha de seu colega de oposição.
— —
Da redação
Foto: Divulgação