A CPI da Pandemia, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), ganhou nesta quinta-feira, 1º de julho, mais uma assinatura. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV) anunciou no grande expediente que será o quinto deputado a assinar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que visa investigar os gastos com os recursos federais e estaduais pelo governo do Amazonas no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Além de Cidade, a CPI conta com a assinatura dos deputados Dermilson Chagas e Wilker Barreto, ambos do Podemos, do deputado Delegado Péricles (PSL) e da deputada Nejmi Aziz (PSD). Com a assinatura de Cidade, faltam ainda três assinaturas para que se alcance o mínimo de oito para a instalação da CPI.
Conforme Cidade, após os ataques que a Aleam sofreu no Senado durante a CPI da Covid e uma longa reflexão, ele optou por assinar a CPI da Pandemia. O presidente informou ainda que a comissão, se instalada, terá todo o apoio necessário da presidência da Assembleia.
“Há muitos dias venho pensando no que aconteceu no ano passado, nos grandes feitos que a CPI da Saúde conseguiu após a realização de um trabalho muito digno realizado por todos os membros e entendi que a Aleam precisa continuar com esse trabalho nesse ano. Por isso, assinarei a CPI da Pandemia, serei a quinta assinatura por convicção que estou fazendo o meu papel como presidente. Se a comissão conseguir o mínimo de oito assinaturas, de minha parte, pode contar que os membros terão todo suporte necessário”, afirmou.
O pedido de instauração da CPI da Pandemia foi protocolizado na Aleam no dia 16 de março deste ano.
— —
Por Michele Gouvêa
Foto: Evandro Seixas