O clima entre os vereadores Marcelo Serafim (PSB) e Amom Mandel (Podemos) foi, mais uma vez, tenso e repleto de ironias veladas. Durante a sessão plenária desta segunda-feira, 19/4, os parlamentares discutiram acerca da divulgação de informações sobre imunização feita na capital.
Respondendo a questionamentos feitos por Amom à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) sobre sobras das vacinas, Marcelo demonstrou-se insatisfeito com as perguntas já que, segundo ele, as informações estão à disposição de todos no site da Prefeitura de Manaus.
A cidade de Manaus recebeu 302 mil vacinas para a primeira dose, das quais 90% já foram aplicadas na população da cidade de Manaus. Segundo o vereador, através de uma nota técnica e de uma lista pré-estabelecida, pessoas são diariamente convocadas para ficarem na lista de sobras da espera pela vacina.
“Manaus recebeu até hoje um total de 502 mil somando primeira e segunda doses, das quais 389 mil ou 77,8% desse total já foram aplicadas. Convido a todos os colegas vereadores que vão até um posto de vacinação, que fiscalizem o nosso trabalho. Hoje eu não falo como vereador, muito menos como líder do prefeito, falo como servidor da Semsa que está todos os finais de semana trabalhando na imunização. Manaus já aplicou 96% de todas as doses recebidas e isso é motivo de aplausos por esse parlamento”, afirmou.
Comemoração – Segundo o vereador Amom, no dia 8 de fevereiro o prefeito David Almeida comemorou a marca recorde de 15.475 pessoas vacinadas na cidade. Porém, nos últimos dias foram vacinadas em torno de seis mil pessoa, de acordo com os dados no vacinômetro da prefeitura, o que significa queda em torno de 59,2% em relação a capacidade máxima de vacinação.
“Agora, para deixar bem claro, o vereador Marcelo Serafim, não é representante da Secretaria Municipal de Saúde, embora seja servidor. Eu enviei os questionamentos diretamente à Semsa, que não respondeu. Então, injustiça, na verdade, é deixarem de me responder, deixarem passar o prazo dos requerimentos de informação e me fazerem que as informações apareçam do nada”, reclamou Amom Mandel.
Após a troca de reclamações, o vereador Marcelo Serafim fez uso novamente da palavra para dizer ao vereador Amom que a prefeitura só não vacinou mais por falta de matéria-prima. “Não há quem não esteja sofrendo pela falta de vacinas. Se houvesse mais, com certeza a prefeitura haveria vacinado mais. Capacidade técnica para isso possui. Faço esse esclarecimento ao senhor, vereador Amom e reitero meu apreço por vossa senhoria e por sua família”, afirmou Serafim.
— —
Por Juliana Freire