O presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Sinésio Campos (PT) nomeou na tarde desta sexta-feira, 9/4, o deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos) para ser o relator da matéria que analisa ação contra a deputada, Joana Darc (PL) por quebra de decoro parlamentar. A deputada acusou seus pares de receberem R$ 200 mil para eleger o atual presidente da Casa, Roberto Cidade (PV).
O relator tem prazo de cinco dias para elaborar parecer e apresentar emenda aos membros de comissão, a contar do dia da notificação e distribuição da matéria no colegiado. Durante o processo, a deputada poderá ter o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar.
Acusação – No dia 3 de dezembro de 2020, durante sessão plenária em que o deputado Roberto Cidade (PV) foi eleito presidente da Aleam, a deputada Joana Darc acusou, durante pronunciamento na tribuna do Plenário Ruy Araújo, os deputados de terem recebido R$ 200 mil para venderem seus votos.
A assessoria de imprensa do deputado Dermilson Chagas informou ao portal O Convergente que o parlamentar ainda não foi comunicado oficialmente sobre a escolha e que ele irá aguardar o processo chegar ao gabinete.
Procurada pelo O Convergente, a assessoria de imprensa da deputada Joana Darc não se manifestou sobre a decisão do presidente da Comissão de Ética da casa legislativa.
Por Lana Honorato
Foto: Fábio Romão